CERTIFICAÇÃO ISO

REVISÃO ISO 9001:2015

A Norma ISO 9001 de sistema de gestão atingiu o estágio final do processo de revisão. Os países membros da ISO têm dois meses para formar uma posição nacional e votar o projeto da norma final até 09 de setembro.

A votação sobre um projeto anterior (Draft International Standard – ou DIS) da ISO 9001 revisado foi aprovado em Novembro de 2014 por cerca de 90% dos membros, mas o comitê da ISO também recebeu mais de 3 000 comentários com sugestões sobre possíveis melhorias. Desde então, o comitê se reuniu duas vezes, na Irlanda e Lituânia, e realizou extensos debates on-line para analisar e decidir sobre todos os comentários recebidos durante a votação. Agora que um projeto final (FDIS) foi concluído e traduzido, os membros da ISO irão prosseguir com a consulta nacional antes de submeter seu voto final.

Pedimos a Nigel Croft, presidente da subcomissão de revisão da norma ISO (ISO / TC 176 / SC 2), se existia alguma mudança importante no último projeto. “Comparado com o DIS, as mudanças são relativamente menores. As mais extensas foram na Introdução e nas figuras, que foram muito simplificadas, com parte do texto explicativo transferido para um Anexo informativo. Os termos e definições foram removidos da norma e adicionados à norma ISO 9000.

“À exceção de uma “arrumação” geral do texto como um todo, e uma maior coerência na utilização de termos específicos, houve uma série de pequenas alterações técnicas. Por exemplo, a alta administração deve agora promover o uso do pensamento baseado no risco, adicionalmente a uma abordagem de processo. Nós também adicionamos explicações sobre o ambiente de processo aplicado a organizações de serviços, e requisitos maiores para as atividades de produção e de serviços para prevenir o erro humano. “

Embora as alterações nesta fase do processo não tenham sido significativas, perguntamos ao Nigel se ele achava que a nova ISO 9001 será muito diferente das versões anteriores.

“Definitivamente! Este é o resultado de um processo evolutivo, trazendo efetivamente a ISO 9001 para o século 21. As primeiras versões da ISO 9001 (em 1987 e 1994) foram bastante prescritivas com muitos requisitos específicos para procedimentos documentados e registros; em 2000, introduzimos a abordagem de processo, que focou na gestão dos processos, e exigindo menos documentação. Isto foi mantido na revisão de 2008.

“Nós fomos agora um pouco mais longe, e a ISO 9001: 2015 é ainda menos prescritiva do que sua antecessora, mas com uma filosofia subjacente que é ‘o resultado final ‘. Por exemplo, os processos estão alcançando os resultados planejados? O sistema está cumprindo sua promessa de fornecer a confiança na capacidade de uma organização oferecer produtos e serviços conformes? Em outras palavras, a ISO 9001: 2015 é muito baseada no desempenho, com um foco no que tem de ser alcançado em vez de como alcançá-lo. Temos conseguido isso combinando a abordagem de processo com o pensamento baseada no risco, e empregando o ciclo Plan-Do-Check-Act em todos os níveis da organização, levando em consideração o contexto em que a organização opera. “

Finalmente, perguntamos ao Nigel se ele tinha algum conselho para os usuários da ISO 9001.

“Muito simples, ler e digerir o projeto final da norma assim que for publicada; consultar os diversos documentos de orientação que estão disponíveis nos sites da ISO e da subcomissão. Pense nesta nova versão como uma oportunidade para melhorar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, ao invés um novo conjunto de requisitos que têm de ser cumpridos “.

Para obter uma cópia da FDIS ISO 9001 contate seu organismo nacional de normalização. A ISO 9001 é uma das normas mais conhecidas da ISO, com mais de 1,1 milhão de certificados em todo o mundo. Ele fornece requisitos para ajudar as empresas a demonstrar que podem oferecer aos seus clientes consistencia, produtos e serviços de boa qualidade. Ele também fornece uma estrutura para ajudá-los a agilizar seus processos e tornar-se mais eficientes no que fazem. A ISO 9001 pode ser utilizada por organizações de todos os tipos e tamanhos. A norma tem inspirado uma série de documentos para aplicações setoriais, incluindo para o setor automotivo, o setor médico, os governos locais e mais.

A ISO 9001 está sob revisão periódica da norma que geralmente passam a cada 3 a 5 anos para garantir que elas são relevantes e atualizadas. A nova edição é esperada em setembro de 2015.